quinta-feira, 12 de março de 2009

“Uma Esplanada sobre o Mar”, conto de Vergílio Ferreira


O conto retrata uma rapariga loura, de olhos claros e de tez bronzeada pelo Sol, que se encontra numa esplanada sobre o mar a contemplar as ondas enquanto espera por um rapaz, também louro, que a convida para lhe fazer uma revelação.
O rapaz chega e a rapariga fica surpreendida pela sua atitude misteriosa e pensativa. No decorrer da conversa mostra-se pouco explicito quanto ao objectivo da mesma, o que torna a rapariga impaciente.
Serenamente, o rapaz explica-lhe que existem certos momentos da vida em que dedicamos especial atenção aos mais pequenos pormenores de uma forma particularmente intensa. É nesses momentos que tomamos consciência que podemos perder tudo. Finaliza, então, revelando-lhe o que um médico dissera: restam-lhe apenas três meses de vida!

Análise

O título do conto levou-me a pensar num dia calmo e tranquilo, visto ter lugar numa esplanada à beira mar. A paisagem descrita pelo narrador é apenas um cenário da acção.
Os dois protagonistas incorporam a mensagem do conto. O rapaz fica fascinado com o mundo que o rodeia e se transforma continuamente, porque, até aí, nunca valorizara as coisas banais do seu quotidiano.
A notícia que recebera do médico fê-lo mudar a sua perspectiva sobre o mundo. Não se revolta contra a morte que lhe rouba a sua maior fortuna, a vida. Decide apenas sentir intensamente o que lhe resta dela. Não considera a morte como o fim da sua existência porque “a vida não é verdade”. Nós não sabemos aproveitá-la para vivermos felizes e a morte é apenas a próxima grande aventura.
Os homens são cegos porque recusam ver e desfrutar das coisas mais simples da vida (o nascer do Sol, as ondas do mar, …).
A moral do conto salienta o preconceito da morte de que todas as pessoas tentam escapar mas sem sucesso. “Às vezes Deus usa a morte quando nos quer mostrar a importância da vida”, é a mensagem do conto.

Jorge Saraiva nº18 11ºC

10 comentários:

Anónimo disse...

Adorei este conto!!!
Parabens por o simplificar....

Anónimo disse...

Adorei...

Anónimo disse...

Gostei muito deste comentário. Na verdade, a mensagem deste conto é mostrar os aspectos tão efémeros da vida que, infelizemente, só tomamos consciência quando nos encontramos em situações limite.Aliás, esta marca é característica da dimensão humana que Vergílio Ferreira tão bem descreve nas personagens dos seus contos.
ARcelina Santiago

Anónimo disse...

trtrtdfgdgdgfdgfdf

Anónimo disse...

Adorei este comentário :) Este conto realmente é uma lição de vida.Devemos viver a vida como amanha já não consegui-se-mos.

Anónimo disse...

o conto e fabulástico e espetacular, retrata o conto na perfeição mas de uma forma mais resumido sem tirar a ideia a história original.

Anónimo disse...

Jorge saraiva ,adorei bastante a tua análise em relação ao texto,foste muito prosuasivo e bastante específico e foi bastante tocante ,es uma pessoa com sentimentos e com muita sanidade

Anónimo disse...

Uauuu

Unknown disse...

Obrigado ajudou me imenso !

Anónimo disse...

Muito bom. Ajudou me imenso foi muito bem desenvolvido. Obrigada!!