Há uma aldeia que fica situada no parque natural da Serra da Estrela chamada Trinta. Em redor dela tem 3 vizinhas aldeias que são: Videmonte, Meios e Corujeira.
Fica aproximadamente a 15 minutos da Guarda com 2 estradas de acesso à mesma. Mas contudo o que existe nos Trinta, para que é que precisamos da Guarda? Temos escola primária e infantário, posto médico, farmácia, correios, padaria, banco, 7 cafés (algumas aldeias só tem um), mercearias, bombas de gasolina e praça de táxis. Existem tambem 4 fábricas, 3 delas ainda em funcionameto onde nelas se fabrica cobertores, mantas e produção de fio. Na parte religiosa temos uma igreja e 3 capelas uma com recinto para festas.
Para verem como a aldeia é grande esxistem cá duas avenidas e o nº de habitantes é de aproximadamente 800. Há pouco tempo nasceu cá uma quinta ecológica, a Quinta Dionisío, fica situada junto ao rio Mondego na parte Norte da aldeia. O nome que baptizaram a aldeia foi porque no principio, viviam cá 30 homens, 30 mulheres, cada casal com 30 filhos e havia 30 casas.
A aldeia é conhecida pela "aldeia da industria têxtil e da luz" porque foi uma das primeiras povoações a ter luz eléctrica em Portugal e foi os Trinta que deu a luz à Guarda.
Despeso-me lembrando que o nome é Trinta e não 30, desejando a todos,mesmo aos tolos, um feliz natal e o 2009 melhor do que o 2008.
P.S. O 2009 não pode ser muito muito bom porque se não pro ano já é dificil que o 2010 seja melhor que o 2009.
Adeus Turma e Professores, até pro ano (já não conto vir cá este ano).
Bruno Dionisío (é o nome da Quinta!!) Nº8 11ºC
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
viva os trinta!!! que têm mais coisas coisas que Pêro Soares.
um texto muito bem escrito.
Beijos e até para o ano.
Carolina
Enviar um comentário