terça-feira, 21 de abril de 2009

Alcoolismo


Hoje a nossa turma teve uma acção de formação sobre o alcoolismo, não só tivemos nós, como mais turmas do 11º ano terão, pois esta foi uma boa forma de alertar os jovens sobre o grande problema do álcool. Como seria de esperar, a maior parte dos jovens leva estas acções de formação como uma brincadeira, como uma maneira de se escaparem às aulas! Mas estas formações são importantes e esta foi diferente, pois normalmente vem alguma enfermeira do hospital falar sobre o álcool e o mal que este faz ou dizer-nos que não podemos beber por sermos demasiados jovens. Mas toda esta conversa já nós sabemos! O problema é que os jovens continuam a beber cada vez mais sem se importarem! Mas esta, sendo diferente, “abriu-nos os olhos” de uma outra maneira, pois foi um senhor que criou um centro de reabilitação para pessoas alcoólicas na Guarda. Mas este senhor não criou apenas por gosto, criou porque sentiu necessidade de o criar, pois ele, em tempos passou pelo mesmo. A sua história de vida fez-me pensar no assunto (penso que não tenha sido só a mim) e admitir que estamos a evoluir no sentido negativo! Pois os jovens são o futuro do nosso país e não queremos com certeza ter o país cheio de alcoólicos. Era deprimente ver assim uma sociedade! Por isso precisamos de pensar no futuro e não fazer aquilo que nos apetece! Para além de nos fazer mesmo mal, como vimos hoje, vai mostrar um mau carácter da sociedade e levar ao degredo do país.
O senhor, para além de nos contar a sua história, falou também de toda aquela conversa que nós já sabemos, desvendou alguns mitos que a maior parte desconhece, satisfez a curiosidade de alguns! E depois de ouvir a história dele, acho que até ficámos mais sensibilizados e preocupados para este problema pelo menos eu falo por mim!
Mas todos sabemos, que não é uma acção de formação que vai fazer com que os jovens deixem de beber! Sabemos também que este não é um vício para eles! Bebem, porque os outros também o fazem! Mas as consequências graves podem vir depois: tornam-se mesmo verdadeiros alcoólicos e perigosos e/ou têm sérios problemas de saúde. Agora pensam que nada disso os afectam, que não bebem assim tanto para se tornarem dependentes e que conseguem controlar a situação, mas se virmos bem isso é o que todos os alcoólicos dizem!

Marta Costa nº22 11ºC

1 comentário:

Bárbara disse...

Dizes com toda a razão que esta acção de formação nos fez pensar de forma diferente das outras.
Tivemos o testemunho de um caso real, o que alerta com mais facilidade e poder ao tema.