sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Viver o sonho

A vida é um sonho. Tem principio, meio e fim. Cada sonho vai-se construindo ao longo do tempo, a nossa personalidade constrói-se e vamos sabendo quem somos, vamos conhecendo-nos a nós próprios pouco a pouco.
Sonhar nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrário, pois sonhar é aquilo que nos mantém acordados.
Quem sonha acordado nunca adormece.
Por vezes dizemos que só as crianças sonham, que só elas têm um mundo perfeito que as rodeia e que só as crianças são felizes porque ainda não aprenderam a reflectir. É mentira! Ao contrário do que todos julgam, um sonho não é característico de uma criança, é característico de toda a vida humana, de todos nós, incluindo adultos. Pergunto: há alguém que não sonhe? E respondo: NÃO! Sonhar mantém-nos vivos, acordados e não nos deixa adormecer com falta de imaginação.
Quem sonha acordado nunca adormece.
Viver um sonho é como viver no próprio mundo interior, e como a própria palavra indica, um sonho é uma ilusão, algo que nós criámos na nossa cabeça, como pensar que o mundo gira à nossa volta, acreditar que os outros vivem em nossa função ou que este mundo é perfeito! Mas basta nós acreditarmos que tudo é verdade, e tudo se torna tão simples e tão verdadeiro, nem que seja só para nos fazer um pouco mais felizes!
Quem sonha acordado nunca adormece.
O que aconteceria se não existissem os sonhos? Que seria de nós, os navegadores do sonho? A vida seria a mesma sem estas ilusões?

Deixo estas questões em aberto para quem quiser reflectir um pouco! =D

Marta Costa nº22 11ºC

3 comentários:

Anónimo disse...

"Quem sonha acordado nunca adormece."


Prediro sonhar a reflectir... Quanto mais penso, menos quero pensar, e quanto menos penso mais enolvo comigo mesma num sonho diurno...

Gostei Do Texto Marta@


Um beiJo

Anónimo disse...

Tá um texto espectacular Marta...

O sonho de facto mantém-nos vivos... acordados...

Mas nem sempre o sonho e uma ilusao... o sonho pode concretizar se mas a ilusao nao... Ou nao será assim??

Continua Assim Marta :-)

Anónimo disse...

Sonhar acordado é bom e recomenda-se (tonifica). Mas o sonhar a dormir não será pior. Aliás o que se chama um "soninho descansado" é na realidade um sono com sonhos cor-de-rosa.
Melhor que sonhar creio que só fazer. Fazer coisas e vê-las saírem-nos das mãos, criadas por nós e mostradas aos outros. Isso é o cúmulo da realização. Mas enquanto vocês forem capazes de sonhar, o fazer pode esperar.
Fazer (criar) e simultaneamente manter a capacidade de sonhar acordado talvez seja mesmo o ideal.