Segunda-feira, o Oeste da China foi violentamente abalado por um sismo de magnitude 7,8 na escala de Ricther. Graças aos nossos estudos de Geologia, sabemos que a quantidade de energia libertada durante o sismo foi bastante elevada. É uma forma de mostrar o dinamismo do nosso planeta, de nos lembrar que a Terra está viva.
Nós somos alunos, no entanto, não precisamos de estudar para compreender a dimensão das consequências: só em Sichuan, a província mais afectada, estão confirmados 12 mil mortos, já para não falar dos avultados danos materiais. São números elevados, que nos chocam e entristecem. Sim, entristecem. São Chineses, mas poderiam ser Portugueses, Espanhóis, Ingleses ou Americanos. Não interessa a nacionalidade: a Natureza não escolhe quem castiga; limita-se a demonstrar uma parte do seu poder, relembrando-nos que a nossa vida está totalmente dependente da Terra.
Então, porquê continuar a destruir a nossa casa? Depois disso, não teremos para onde ir, pelo menos, por enquanto. Estamos "orgulhosamente sós" no Universo e, pelos vistos, continuamos a ignorar esse facto. Pensamos que somos os donos do mundo e que, tal como a destruímos, podemos reconstruir a Terra. Contudo, a Natureza não funciona segundo a vontade humana.
Os efeitos da emissão de dióxido de carbono para a atmosfera no presente só se darão a conhecer daqui a cinquenta anos. Ou seja, serão os nossos filhos e netos que terão de lidar com o problema. Então, porquê tanto alarido à volta da protecção ambiental?
Eu posso tentar responder. Sempre ouvi dizer que os pais querem o melhor para os filhos. É, pois, lógico afirmar que lutarão para que os filhos cresçam num mundo melhor, mais solidário e menos poluído. No entanto, essa luta não se pode travar daqui a cinquenta anos. É hoje que temos de agir, para que o amanhã possa ser melhor. É por isso que temos de tomar medidas imediatamente, seja investigando novas fontes de energia não poluentes, seja prestando auxílio às vítimas do sismo na China.
Maria João Pinto nº22
2 comentários:
Pois é, MJ...
Hora de agir... mas será que o despertador de alguns estará prestes a acordar-nos para tal hora?
A natureza de facto é mais forte que qualquer Homem... e a destruição humana apela à destruição natural... Todos nós nos esquecemos que planeta para habita só há um: a Terra e mais nenhum... pelo menos por enquanto...
É mesmo hora de levantar as armas, erquer os olhos e ajudar os que mais precisam de nós... é Hora de agir!
Mais um dos teus maravilhosos textos!
xD =)
O Homem pensa que consegue controlar a Terra, vergá-la à sua vontade, mas provoca consequências catastróficas para ele próprio.
Tal como tu dizes:"A Natureza não escolhe quem castiga(...)". Pois ela é selvagem, não há nenhuma possibilidade da domesticar.
Devemos lembrar-nos que a Terra é a única casa que temos e se a destruir-mos, todos os seres vivos desaparecerão para sempre, por isso, temos de a preservar, protegendo o meio ambiente que está constantemente a ser poluído, a ser afectado pelas actividades e acções/agressões humanas. :(
Não se pode desistir, nem ficar de braços cruzados, quando uma catástrofe acontece.
Ao referires que:"(...)temos de tomar medidas imediatamente,seja investigando novas fontes de energia, seja prestando auxílio às vítimas do sismo na China", penso que, sem dúvida,é dever de todos nós proteger a Natureza e criar mais e melhores recursos ecológicos para preservar o nosso lar, a Terra.
O teu texto é um bom alerta para sensibilizar as pessoas, a tomarem consciência, dos graves problemas ambientais e quanto é urgente agir! =D
Enviar um comentário