quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Primeiro

Hoje, no poema de Eugénio de Andrade que vimos na aula de Português, chamava-se a atenção para o nevoeiro que vai em cada um de nós e para a luz que era preciso convocar. Nevoeiro pode chamar-se também preguiça, modorra, estar-se-nas-tintas, indiferença (“que mais me dá crescer ou não crescer?”, “odeio quem se mexe”, “não venham pedir-me nada”, “se tocarem à porta, não estou”). O nevoeiro tapa, tolhe, arrefece, tira a vontade de olhar para cima. A luz pode ser uma biqueirada, um psssst!, um bip de despertador.

É nesse sentido de abertura ao Sol e à claridade que inicio este blogue, braços estendidos, peito feito ao vento, asas quase lançadas. Repito aquilo que disse quando lançámos este processo:

1)A escola não acaba no portão, a vida também não fica do lado de fora. (tragam ecos de como as vossas matérias se realizam na sociedade, na vida).

2)Pode haver poesia nos tubos de ensaio ou na lava dos vulcões. (falem das vossas actividades escolares desde que elas tenham relevo – há sempre qualquer coisinha que vos encheu, vos intrigou, vos fez uma cócega)

3)O que lestes e gostastes de ler pode ser bom para que outros leiam e gostem de ler. (dêem eco das vossas leituras de livros ou periódicos ou mesmo de outros blogues)

Escrever não é tão difícil como parece. Só é difícil antes de começar. Um blogue de turma pode fazer sentido(s).

Agora sois vós.

JOAQUIM MARTINS IGREJA

4 comentários:

Anónimo disse...

Com o tempo o nosso nevoeiro vai dissipar-se na manha.
Precisamos só de ler mais Luís de Camões e Eugénio de Andrade, porque com o tempo vamos conseguir ultrapassar algumas barreiras a que somos sujeitos com a poesia.
Porque a poesia "vasculha" o nosso próprio ser e procura aquilo que há de mais profundo em nós.

Anónimo disse...

Pois, parece que o stor nos está a tentar dar uma "biqueirada", para ver se acordamos para o blog.
:P

Anónimo disse...

Isto dos poemas[...]
até e´engraçado, mas parece_me Q nao e´nosso forte
Mas vá, temos De nos habituar

E o Blog está a andar
:`)

Anónimo disse...

O blogue até está a andar bem!
Mas estou a ver que precisamos de mais alguns "empurrões"...

Mas ainda estamos no início! Daqui a uns tempos até postamos alguma coisa no blogue, mais do que uma vez por dia!
= D