domingo, 23 de maio de 2010

Bulling nas Escolas


A violência nas escolas tem normalmente origem no meio social envolvente. Na maioria das vezes os agressores, de forma directa ou indirecta, também foram vítimas de um processo de socialização deficitário. Ninguém os ensinou a pôr-se no lugar do outro e a respeitá-lo. Muitos cresceram num ambiente hostil, sem referências de valores morais ou éticas. Esta situação abrange todas as classes sociais e é fruto de uma sociedade de competição agressiva.

A escola tem vindo a perder o seu papel de entidade estruturadora do pensamento e da ética de vida, tornando-se num mundo de conflitos e desencontros sociais. As possibilidades do quotidiano escolar multiplicaram-se através das novas tecnologias da comunicação: o telemóvel, as redes sociais, os Ipods, entre outros.

Face a esta problemática exigem-se respostas integradas e pedagógicas. Um esquema de penalização do agressor não é cem por cento eficaz. É preciso promover acção de sensibilização e de esclarecimento junto dos alunos, no âmbito do fenómeno "bullying". Na realidade, começa nos estabelecimentos de ensino pré-primário, porque a criança não veste roupa ou não usa acessórios de marca, por exemplo. Começa por ser agressão psicológica. À medida que se ascende no nível de ensino tudo o que pareça diferente da norma é motivo para fazer despontar a agressão.

Esta temática também é uma questão cultural que se tem sublinhado ao longo dos anos, com a tolerância deste tipo de comportamentos, por parte das Instiuições de Ensino. Neste momento, o Procurador-Geral da República refere ser necessária legislação própria para o fenómeno do "bullying", tornando-o passível de ser considerado crime.

É preciso, urgentemente, mais vigilância nas escolas e sensibilizar os pais para a necessidade de se envolverem mais activamente na vida escolar dos filhos.


Jorge Saraiva Nº20 12ºC

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